Blog

Confira toda semana novas postagens sobre Saúde Mental!

Somatização - Dor física ou emocional?

Somatização: Dor física ou emocional?

A somatização são problemas psicológicos que acabam se transformando em doenças físicas reais.  Portanto, a pessoa sofre tanto que o corpo acaba tornando a dor emocional em sintoma físico.

Não se trata de um fingimento, a pessoa sente mesmo a dor. Quanto mais estresse, tristeza e mágoas essa  pessoa carrega consigo, maior a probabilidade desse transtorno acontecer.

Penso que a somatização vem a ocorrer por vários conflitos internos e relacionais. Se está tendo um problema com alguém que convive e vai “empurrando para debaixo do tapete” esses problemas, o corpo te lembrará disso em forma de dor.

As pessoas com sintomas de somatização não tem consciência de que suas dores físicas são decorrentes de problemas psicológicos. Diante disso, pressionam seus médicos para que sejam diagnosticados e tratados com algum medicamento.

 

Quais os principais sintomas da somatização?

 

As doenças psicossomáticas podem se manifestar nos diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo:

  1. gastrointestinal (úlcera, gastrite, retocolite);
  2. respiratório (asma, bronquite);
  3. cardiovascular (hipertensão, taquicardia, angina);
  4. dermatológico (vitiligo, psoríase, dermatite, herpes, urticária, eczema);
  5. endócrino e metabólico (diabetes);
  6. nervoso (enxaqueca, vertigens);
  7. das articulações (artrite, artrose, tendinite, reumatismos).

 

Como funciona o tratamento?

 

O psicólogo irá ajudá-lo a descobrir a origem desse sofrimento psicológico e te ajudar a lidar de forma mais assertiva e funcional com ele. Diante disso as dores físicas podem ir diminuindo com o tempo.

Você pode tomar vários remédios para tratar de uma enxaqueca por exemplo, mas se sua dor for de ordem emocional, o sintoma só muda de lugar. Sua enxaqueca será amenizada com a medicação, mas você pode depender de medicamento para o resto de sua vida se não tiver um tratamento psicológico.

A terapia é muito importante, pois irá ajudá-lo a entender como está se relacionando com as pessoas e como lida com suas emoções. A partir daí, você terá consciência do seu padrão de funcionamento e descobrirá o que está funcional e disfuncional em sua vida, sendo possível realizar mudanças para melhor.

 

Tem alguma dúvida, ou quer agendar uma consulta? Estou à disposição!

Quer saber mais sobre mim ?

 

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compulsão alimentar

Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar não é a mesma coisa que comer em excesso. Trata-se de quando a pessoa perde o controle e não …

Amor Próprio

Amor próprio: Qual o segredo?

Tantas pessoas falam de amor próprio, mas afinal, o que é isso? Amor próprio é o amor que as pessoas tem por si mesmas. …

Esgotamento Emocional

Esgotamento emocional: O que é isso?

Você já se sentiu esgotado emocionalmente? O esgotamento emocional é uma experiência na qual a pessoa está tão cansada …