Blog

Confira toda semana novas postagens sobre Saúde Mental!

Bulimia

Bulimia: O que é?

A bulimia  é um transtorno  alimentar  em que o indivíduo ingere uma grande quantidade de alimento em um espaço curto de tempo e  tenta compensar de forma inadequada o ganho de peso.

Essa compensação vem na forma de indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, jejuns e exercícios excessivos.

A pessoa que desenvolve o quadro de bulimia nervosa, em geral, valoriza muito a forma do corpo e o peso. Além disso, possui uma percepção física distorcida e dificuldade em identificar as emoções. Apresenta também uma baixa auto-estima, um nível elevado de ansiedade  e uma baixa tolerância à frustração.

Pode tentar alcançar padrões de beleza muito altos, praticamente inatingíveis, na tentativa de corresponder às tendências da sociedade. Entretanto, ao perceber que não atingiu suas metas, sente-se deprimida, fracassada e retorna à compulsão, com conseqüente culpa e depressão.

 

Como funciona o tratamento psicológico para a bulimia?

 

São trabalhados vários aspectos e considerando o caráter multifatorial do transtorno alimentar.
Podemos afirmar que a família possui uma função de grande valor e de suma importância no tratamento dos transtornos alimentares.
É fundamental que possamos unir família paciente para que juntos possamos reconstruir e ressignificar suas vivências.
Esses pacientes usam o corpo para cenário de suas necessidades, desejos, proibições e condenações.

Portanto, a terapia consiste em transformar isto em palavras para que seja possível se libertar de alguns padrões disfuncionais e ter relacionamentos mais adequados.

É de suma importância que as pessoas acometidas por esse transtorno procurem tratamento psicológico, pois podem compensar suas frustrações no uso de álcool e outras drogas.

Além disso, a depressão aliada à insatisfação corporal e à internalização de um ideal de magreza e a tendência a excessos alimentares, aumentam o risco de suicídio.

Tem alguma dúvida, ou quer agendar uma consulta? Estou à disposição!

Quer saber mais sobre mim ?

 

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compulsão alimentar

Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar não é a mesma coisa que comer em excesso. Trata-se de quando a pessoa perde o controle e não …

Amor Próprio

Amor próprio: Qual o segredo?

Tantas pessoas falam de amor próprio, mas afinal, o que é isso? Amor próprio é o amor que as pessoas tem por si mesmas. …

Esgotamento Emocional

Esgotamento emocional: O que é isso?

Você já se sentiu esgotado emocionalmente? O esgotamento emocional é uma experiência na qual a pessoa está tão cansada …