Procrastinação: Como lidar?
A procrastinação é aquele famoso “depois eu faço” que atrapalha a vida de muitas pessoas. Todos nós já passamos por isso na vida, mas é preciso ficar atento com que frequência está acontecendo.
Sabe aquela hora que você está indo estudar por exemplo, e bate aquele desânimo e ao invés de focar no que precisa fazer, abre as redes sociais, assiste um filme e assim por diante? Pois é, isso só traz prejuízos, pois vão acumulando-se coisas a fazer, virando a famosa ” bola de neve”.
Em consequência disso, a auto estima também é afetada, pois o indivíduo se sente sobrecarregado, cansado, desinteressado e vai perdendo o cuidado com as coisas e consigo mesmo na maioria das vezes.O indivíduo pode não se sentir bom o suficiente, não se sentir capaz e não se considerar apto a gerenciar a sua vida. O medo de não conseguir ou de fracassar faz com que acabe te deixando procrastinar, evitando o sofrimento.
A procrastinação está relacionada com a nossa capacidade de auto-sabotagem. Muitas vezes deixamos de fazer algo por considerá- lo difícil e acabamos fazendo coisas mais prazerosas.
O psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton, no Canadá, está realizando “intervenções” a partir das quais pretende ajudar as pessoas a pararem de procrastinar. Em entrevista ao jornal Wall Street Journal, ele falou sobre algumas atitudes que ajudam no processo. Saiba quais são elas:
As 5 atitudes para romper o ciclo vicioso da procrastinação:
- Quebre uma grande meta em pequenas tarefas. Estipule objetivos menores que te ajudarão a chegar na linha de chegada. O ideal é marcar quando você pretende começar e acabar a tarefa, e ficar de olho no caminho que fará para terminá-la.
- Lembre-se de como as pequenas tarefas te ajudarão a chegar em um determinado lugar. Ou seja, deixar algo para mais tarde não tornará sua vida melhor, só te deixará mais cansado e ansioso. Quanto mais cedo você começar, mais chances tem de fazer tudo com calma e atenção.
- Crie barreiras para a procrastinação. Deixe seu celular no modo avião e se afaste de tudo aquilo que pode ser uma potencial distração e foque no que tem que ser feito. Você será mais eficiente assim.
- Desenvolva um sistema de pequenas recompensas. Esses mini presentes podem servir de motivação para o seu trabalho. Ao terminar uma tarefa dê um intervalo de alguns minutos , desde que você não deixe de fazer o resto dos trabalhos.
- Comece. A dica mais simples também é verdadeira: antes de qualquer coisa, você precisa começar a fazer o que precisa. Senão acaba voltando para o ciclo vicioso do início da matéria e dará início à procrastinação.
Apenas lembre-se que a cada tarefa cumprida, cada iniciativa dada, você se sentirá melhor, mais capaz e seguro.
Tem alguma dúvida, ou quer agendar uma consulta? Estou à disposição!
Escreva um Comentário