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Procastinação

Procastinação

A procastinação é aquele famoso “depois eu faço” que atrapalha a vida de muitas pessoas.  Todos nós já passamos por isso na vida, mas é preciso ficar atento com que frequência está acontecendo.

Sabe aquela hora que você está indo estudar por exemplo, e bate aquele desânimo e ao invés de focar no que precisa fazer, abre as redes sociais, assiste um filme e assim por diante? Pois é, isso só traz prejuízos, pois vão acumulando-se coisas a fazer, virando a famosa ” bola de neve”.

Em consequência disso, a auto estima também é afetada, pois o indivíduo se sente sobrecarregado, cansado, desinteressado e vai perdendo o cuidado com as coisas e consigo mesmo na maioria das vezes.O indivíduo pode não se sentir bom o suficiente, não se sentir capaz e não se considerar apto a gerenciar a sua vida. O medo de não conseguir ou de fracassar faz com que acabe te deixando procastinar, evitando o sofrimento.

A procastinação está relacionada com a nossa capacidade de auto-sabotagem. Muitas vezes deixamos de fazer algo por considerá- lo difícil e acabamos fazendo coisas mais prazerosas.
O psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton, no Canadá, está realizando “intervenções” a partir das quais pretende ajudar as pessoas a pararem de procrastinar. Em entrevista ao jornal Wall Street Journal, ele falou sobre algumas atitudes que ajudam no processo. Saiba quais são elas:

 

As 5 atitudes para romper o ciclo vicioso da procastinação:

 

  1. Quebre uma grande meta em pequenas tarefas. Estipule objetivos menores que te ajudarão a chegar na linha de chegada. O ideal é marcar quando você pretende começar e acabar a tarefa, e ficar de olho no caminho que fará para terminá-la.
  2. Lembre-se de como as pequenas tarefas te ajudarão a chegar em um determinado lugar. Ou seja, deixar algo para mais tarde não tornará sua vida melhor, só te deixará mais cansado e ansioso. Quanto mais cedo você começar, mais chances tem de fazer tudo com calma e atenção.
  3. Crie barreiras para a procrastinação. Deixe seu celular no modo avião e se afaste  de tudo aquilo que pode ser uma potencial distração e foque no que tem que ser feito. Você será mais eficiente assim.
  4. Desenvolva um sistema de pequenas recompensas. Esses mini presentes podem servir de motivação para o seu trabalho. Ao terminar uma tarefa dê um intervalo de alguns minutos , desde que você não deixe de fazer o resto dos trabalhos.
  5. Comece. A dica mais simples também é verdadeira: antes de qualquer coisa, você precisa começar a fazer o que precisa. Senão acaba voltando para o ciclo vicioso do início da matéria e dará início à procrastinação.
    Apenas lembre-se que a cada tarefa cumprida, cada iniciativa dada, você se sentirá melhor, mais capaz e seguro.

 

Entrevista completa com o psicólogo Timothy Pychyl.

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